segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A Questão do Feminismo

Quando eu me posicionei nas mais diversas redes sociais como feminista, recebi muito apoio, principalmente de mulheres, mas também tive que explicar para muita gente o porque de defender com tanto afinco o feminismo atual. Algumas pessoas ficaram tão incomodadas que começaram a me mostrar "evidencias" de que as mulheres querem oprimir os homens, e que na verdade feminismo é frescura de mulher que não tem o que fazer. Bom, para facilitar o entendimento vou escrever hoje sobre o que eu entendo que seja o feminismo, e porque eu apoio a causa.

Para inicio de conversa, o feminismo que eu defendo não tem nada a ver com transformar todas as mulheres em santas sofredoras enquanto pinta a imagem de que todos os homem são rudes, violentos e opressores. E se você pensa que o feminismo é isso, me desculpe mas você está enganado(a).
A luta feminista é justamente contra as ideias pré estabelecidas de nossa sociedade que transformam a mulher em um objeto e acredite se quiser, todo mundo tem um pensamento ou ideia machista implantada na mente por conta do nosso meio social. Por exemplo, Você, homem ou mulher, como você age quando um amigo seu trai a esposa ou namorada? Pode ser que você o ajude a acobertar o caso, pode ser que você fique neutro e evite até comentar a infidelidade. Pode ser que você ache errado mas dificilmente você irá tratar esse amigo diferente ou mesmo comentar para outras pessoas o quanto esse seu amigo é um safado que não vale nada. Agora, digamos que o seu amigo infiel na verdade seja uma amiga. Como você lida com isso? Você logo espera sua oportunidade de também ficar com essa amiga? Fala para seus amigos homens o quanto a fulana é safada? Infelizmente poucas pessoas agem naturalmente quando a traição parte da mulher.

Outro exemplo é a questão da bebida. Se seu amigo homem bebe todas na balada, a ponto de ficar fora de si, qual a sua atitude com relação a isso? Você vai vê-lo com os mesmos olhos no outro dia? E se fosse sua amiga que bebesse até cair?

Se um amigo seu posta uma foto sensual você vai sair comentando com todo mundo que ele é um safado que não se dá ao respeito? E se uma amiga sua postar uma foto sensual? Seu amigo bate o carro, o que você diz? Mas se sua amiga bater o carro, você fala que "só podia ser mulher mesmo"? Se um parente seu anda sempre mal arrumado, o que você diz? Agora se seu parente for mulher, você fala que ela nunca vai arrumar ninguém porque é desleixada?
Enfim, o machismo está impregnado em nosso cotidiano em grandes e em pequenas coisas. É contra isso que o feminismo luta. O feminismo luta para que um homem possa chorar se estiver triste sem se preocupar porque "homem não chora", e para que uma mulher possa exercer a profissão que quiser e ser tão respeitada quanto qualquer homem. O feminismo luta para que um menino não seja obrigado a brigar com os outros meninos do colégio e bater neles para provar que é macho e luta para que uma menina não seja violentada na saída do colégio por alunos que a chamam de vadia. A luta feminista também é para que um homem entenda que ele não é menos homem por ganhar menos que a esposa e para que a mulher entenda que ela não é uma péssima mãe ou esposa por ficar cansada e não querer cozinhar depois de um dia longo no serviço. A luta também é para que nenhum homem ache que precisa falar coisas obscenas para mulheres desconhecidas só para provar que gosta de mulher ou para que nenhuma mulher sofra o constrangimento de ter que ouvir coisas obscenas a seu respeito quando está andando na rua ou em qualquer outro lugar.

O feminismo não tem nada a ver com opressão dos homens ou com criar problemas onde não existe. O feminismo tem a ver com respeito por todos os seres humanos seja ele do sexo feminino ou masculino, seja ele homossexual, heterossexual ou transgênero. O feminismo tem a ver com a compreensão de que todos os seres humanos, apesar de diferentes, tem os mesmos direitos e devem ser respeitados.

Um comentário: